terça-feira, 24 de setembro de 2013


XXV Domingo Comum, Ano C
 
           I LEITURA - Am 8, 4-7         SALMO - Sl 112[113], 1-2.4-8       II LEITURA - 1Tm 2, 1-8
 
          EVANGELHO - Lc 16, 1-13
 
As leituras deste Domingo levam-nos a questionar, o lugar que o dinheiro e os bens materiais têm na nossa vida. Não podemos esquecer que os bens materiais e o dinheiro são dons de Deus, porque nos são dados, mas não são Deus. Eles são meios que podemos usar para fazer o bem e chegar a Deus. Nunca podem ser o fim do nosso agir. Não nos podemos deixar corromper pelos bens materiais que são passageiros e de nada valem na vida eterna. Acima de tudo o nosso agir diário deve ser o de amar a Deus e amar os irmãos, nunca ao dinheiro. Deus promete o Reino do Céu a quem for espiritualmente pobre, a quem for desprendido dos bens materiais. “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5, 3). Devemos ser “filhos da luz”, que orando, suplicando e agradecendo a Deus pelos dons que nos deu, alcançaremos a cidade celeste que nos está destinada.

Devemos escutar aquilo que Deus quer de cada um de nós, para percebermos àquilo que Ele nos chama a ser na sua Igreja peregrina sobre a terra. Para isso é preciso deixar que Jesus aconteça em nós, para que Ele faça novas todas as coisas em nós. E assim moldados pelo oleiro das nossas vidas e cheios da Sua vida em nós, sejamos seus mensageiros. Santifiquemos o nosso dia com oração e serviço, como oblação agradável a Deus, como um grito de gratidão e de amor. Ponhamos a nossa confiança no Senhor que tem para nós preparada a vida eterna. Ainda que pensemos que não conseguimos, que não somos capazes, que é grande de mais para nós, Deus em nós tudo pode. Como nos diz o salmo 112 “levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria, para o fazer sentar com os grandes, com os grandes do seu povo”.

Sejamos “filhos da luz”, que caminham para a cidade da luz.

 
“Todos os bens me foram dados quando deixei de os procurar por amor próprio” S. João da Cruz

1 comentário:

  1. "...um grito de gratidão e de amor." Esta é facil de leer, facil de compreender...mas muito difícil de viver. Talvez esporadicamente sentir assim já não seja mau, mas viver assim...hmmm, é mesmo muito difícil!

    ResponderEliminar