domingo, 30 de junho de 2013

1ª Leitura: 1Reis 19, 16b.19-21                  Salmo 15(16), 1-2ª.5.7-8.9-10.11

2ª Leitura: Gálatas 5,1.13-18                           Evangelho: Lucas 9,51-62


                                         As Leituras deste Domingo XIII do tempo comum completam a nossa Alegria em Cristo Jesus. Ontem tivemos a graça de acompanhar as Ordenações dos novos seis Presbíteros da Diocese de Lisboa, uma Igreja em Festa, e testemunhar a  despedida do Nosso Administrador apostólico Dom José Policarpo, que sempre deu de alma e coração ao Evangelho. Rezemos por ele e pela nossa Igreja.   
A primeira leitura leva-nos a tomar consciência da nossa vocação na disponibilidade de fazer a vontade de Deus. Eliseu obedece ao chamamento de Deus por meio de Elias. Deus serve-se de pessoas concretas na nossa vida para nos chamar. A Isto complementa-se o que o Salmista diz: O Senhor é a minha Herança. Apoiar as nossas vidas em Cristo é deixar ser guiado por ele e confiar na herança que Ele nos promete.
São Paulo diz-nos que somos criados para a liberdade, e por isso não fiquemos presos nos desejos da carne, que nos aprisionam, mas sejamos capazes de viver em Cristo no seu Espirito que dá Vida e nos torna livres para Amar.
No Evangelho São Lucas relata-nos como Jesus pede a cada um de nós uma resposta Radical para o seguir. Seguir Jesus é estar disponível e com um coração livre da escravidão para fazer a sua vontade, como Ele diz: “Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; Tu, vai anunciar o reino de Deus”. Seguindo Jesus não perdemos nada, mas ganhamos tudo porque ele é o único que nos dá a Vida.
“Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus".

Sem comentários:

Enviar um comentário