domingo, 12 de maio de 2013

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR

1ª Leitura: Act 1, 1-11                                                        Salmo 46 (47), 2-3. 6-7. 8-9
2ª Leitura: Ef 1, 17-23 ou Hebr 9, 24-28; 10, 19-23          Evangelho: Lc 24, 46-53   

Domingo da Ascensão do Senhor


Com a ascensão de Jesus, toda a humanidade foi levada ao céu. Ele que nos amou até ao fim e entregou a sua vida na cruz, conduz-nos ao céu indicando-nos o caminho.
Os discípulos acreditaram em Jesus. Acreditaram que só Ele lhes poderia dar a Vida. Com a Vida, Ele também nos deu a alegria do seu amor e a Esperança da Fé.

Nesta aventura que é ser discípulo de Jesus, temos a dignidade de sermos filhos de Deus, mas, para que essa jornada seja verdadeiramente um caminho para a santidade, Jesus diz-nos na primeira leitura: “Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusálem e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra.” 
Jesus teve a preparar os discípulos durante a sua vida terrena, mas eles queriam saber os tempos. Jesus responde-lhes que não lhes é próprio saber os tempos, mas antes ser testemunhas com a força do Espírito Santo.
Quando nos arriscamos num caminho assim, arriscamos o não saber, o não controlar; e, cultivamos a confiança e a Fé em Deus. Neste caminho temos de ousar seguir o Senhor, para onde Ele quiser. Desta maneira pertencemos ao Senhor, desta maneira pertencemos também à Igreja.
Só com a entrega da nossa vida nas mãos de Deus é que se abre a janela de um horizonte vocacional, e isso, está bem expresso na primeira leitura: “narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera.”
No ser evangelizador se descobre a alegria de seguir o Senhor e a certeza de que Jesus é “Aquele que preenche tudo em todos.” (II Leitura), Aquele que quer habitar no nosso coração, porque nos conhece profundamente e nos vê como filhos.
No Evangelho Jesus descreve a sua missão “arrependimento e perdão dos pecados”, e assim sendo, a nossa missão de discípulos é continuar a missão de Jesus, mostrando e pregando o seu amor por nós. 

Nós somos chamados a realizar o mesmo acto desta missão, estamos capazes de nos entregarmos ao Senhor em nome da salvação do mundo e da construção do reino de Deus?

Sem comentários:

Enviar um comentário