segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"Será o servo de todos"


Domingo XXV do Tempo Comum - Ano B

Sab 2, 12.17-20 / Sl 53 (54), 3 - 4.5.6.8 /
Tg 3, 16 - 4, 3 / Mc 9, 30 - 37

“Quem quiser ser o primeiro será o servo de todos.”

Atuamente vivemos num mundo que apregoa aos sete ventos que ser feliz depende de uma vida cheia de sucessos, poder, dinheiro, conforto. Mas será só atualmente, ou será que sempre assim o foi? Muitos diriam que só agora assim o é, mas o Evangelho de hoje abre-nos o olhar e vemos como no tempo de Jesus já assim o era.Os discípulos tinham deixado tudo para seguir Jesus. Caminhavam com Ele pela Galileia, aparentemente seguindo de todo o coração os caminhos do Senhor, mas ainda não se tinham decidido totalmente por Ele.“Tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior, e não o fizeram por ingenuidade. Fizeram-no baixinho, às escondidas, uns com os outros e, aquando da interpelação de Jesus, ficaram calados pois bem sabiam que o que discutiam não correspondia ao projeto do Senhor.E tu? Talvez andes ainda longe dEle, sem fazeres um esforço para escutar o projeto que Jesus tem para ti, ou talvez o faças e O procures, tal como os discípulos que seguiam Jesus, mas no fundo o teu coração ainda procura o poder, o sucesso, o conforto e não aquilo que o Senhor quer, e que no fundo, o teu íntimo conhece.
Esta semana atreve-te a olhar com cuidado o teu coração. Pode parecer à partida que até existe nele uma firme vontade de seguir Jesus…mas será que este coração quer totalmente o que Jesus quer? Estarás disposto a ser o último, para que sejas o primeiro?
 Não tenhas medo de querer o que Ele quer, mesmo sem saber se podes, mesmo sem saber se queres. E se queres que Jesus seja o primeiro da tua vida, torna o teu coração como o Seu e faz-te o servo de todos, disponível para acolher o que Jesus te pede.

Sem comentários:

Enviar um comentário