segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Quem não é contra nós é por nós."

Domingo XXV do Tempo Comum - Ano B

Num 11, 25-29 / Salmo 18 (19), 8.10.12-13.14 (R. 9a) / 
Tg 5, 1-6 / Mc 9, 38-43.45.47-48

No Evangelho deste domingo Jesus anuncia um importante princípio do discipulado: "Quem não é contra nós é por nós!"
Não é necessário pertencer a nenhum grupo específico para evocar o nome de Jesus. Qualquer um que tenha a fé para o fazer não poderá de qualquer forma ser contra Jesus e portanto será seu discípulo. O discípulo não pode ser silencioso, mas ativo, anunciando que a salvação é universal e está ao alcance de todos por Jesus Cristo. É aqui que reside a grande oportunidade para seguir Jesus.

A segunda parte do Evangelho diz-nos que ser Cristão é extremamente desafiador e envolve toda a nossa vida.
"Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar."
Dar a vida aos outros implica perder as nossas preocupações e interesses próprios. Amar o outro envolve perder um pouco do nosso amor próprio. Se quisermos acompanhar o outro e caminhar lado-a-lado, por vezes é preciso abrandar o nosso ritmo. Temos que sair dos nossos próprios círculos privilegiados e prerrogativas. É preciso “cortar” aquilo que em nós ainda é mau para melhor amar.
No evangelho de hoje Jesus convida-nos a participar na sua obra salvífica. É necessário fazermos a nossa parte, evitando o escândalo, a inveja, e humildemente cantar como canta o salmista Quem pode, entretanto, reconhecer os seus erros? Purificai-me dos que me são ocultos, Preservai também do orgulho o vosso servo, para que não tenha poder algum sobre mim: então serei irrepreensível e imune de culpa grave”  

Sem comentários:

Enviar um comentário