terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Papa vem até nós…
…é Jesus que te está a chamar!
(I)

O Sucessor do Apóstolo São Pedro vem até nós, vem ver-nos e falar-nos!
Podemos perder tempo a discutir se gostamos dele ou não, se é próximo ou distante, actual ou conservador… Isso é reduzi-lo a uma personagem pública famosa… e essas, vêem-se na televisão e discutem-se nos cafés, nos cabeleireiros, nos mercados e nos shoppings!  
Aqui trata-se de outra coisa: Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu Filho, o Qual exerceu o seu sacerdócio único quando Se ofereceu a Si mesmo em oblação para nos comunicar a vida divina. Jesus tornou essa oferta permanentemente renovada através do sacerdócio apostólico, continuado pelos sucessores dos apóstolos (os bispos) e pelos seus cooperadores (os padres). Como povo sacerdotal podemos oferecer a vida de Cristo ao mundo porque ainda hoje a recebemos d’Ele através do sacerdócio apostólico. Ora, aquele que é o sinal visível da comunhão e da nossa ligação ao sacerdócio apostólico vem ver-nos e falar-nos! N’Ele, é Jesus que nos vem ver e falar, dar a vida e chamar! E isto já não acontece pela televisão, mas ao vivo e na celebração!
Por isso temos que ir, temos que nos organizar para estar lá. Nesses 4 dias de Maio e em especial no dia 11 em Lisboa, todos os cristãos e comunidades da nossa Diocese poderão receber ao vivo e em directo a graça que Cristo confiou a Pedro para nós.
«E o Senhor disse: “Simão, Simão, (…) Eu roguei por ti, para que a tua fé não desapareça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos.”» (Lc 22, 31-32)
Como tem sido sempre na história da Igreja, de novo o sacerdócio apostólico surge como dom e chamamento para nós.
Neste nosso tempo onde alguma cultura envolvente quer apagar os sinais religiosos dos espaços públicos, o apóstolo Simão Pedro vem chamar-nos e confirmar-nos no testemunho sereno e público da fé!
Neste nosso tempo onde o individualismo conduz muitos cristãos a uma vivência intimista da vida cristã, o apóstolo Simão Pedro vem chamar-nos e confirmar-nos na celebração festiva e pública da fé!
Neste nosso tempo onde o evangelho e a cultura são empurradas para campos opostos, o apóstolo Simão Pedro vem chamar-nos e confirmar-nos na presença evangélica da fé na construção plural da sociedade!
Neste nosso tempo onde algum ambiente laicista persegue, amedronta e inibe os que se afirmam cristãos, o apóstolo Simão Pedro vem chamar-nos e confirmar-nos na entrega corajosa e radical em nome da fé!
Pelas palavras que então escutaremos, repetir-se-á na porta fluvial de Lisboa e para o povo da nossa Diocese o que outrora aconteceu na porta formosa do templo de Jerusalém com aquele que era coxo: «…Pedro disse-lhe: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho, isto te dou: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!”» (Act 3, 6).
Pelo mesmo sacerdócio apostólico (e petrino) essa será uma hora de graça e vocacional. A nossa Igreja que caminha em Lisboa será revigorada na caminhada de fé e de novo enviada na missão de dar à sociedade os bens que provém de Cristo.
A quantos desejará Cristo dirigir o mesmo apelo: levanta-te e anda!
Aos que andam indecisos e com medo: levanta-te e anda!
Aos que andam entretidos e ocupados: levanta-te e anda!
Aos que andam abatidos e desanimados: levanta-te e anda!
Aos que esperam uma palavra de força e alento: levanta-te e anda!
Aos que o Senhor chama ao sacerdócio e à vida consagrada: levanta-te e anda!
Para a nossa diocese, esta será uma hora de graça!
Para todos os que estiverem presentes, esta será uma hora de graça!

Coragem! Levanta-te que é Jesus que te está a chamar! (cf. Mc 10, 49)

3 comentários:

  1. Venho apenas partilhar aqui uma entrada que possa interessar ao blog.

    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2010/02/dia-dos-namorados.html

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma pequena entrada sobre a ultima 3ª feira.

    Obrigado por tudo!

    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2010/02/tercacom-1-encontro-fe-cultura.html

    ResponderEliminar
  3. Depois das várias partilhas aqui no vosso blog vinha pedir ajuda para o meu blog!
    Somos a única Catequese a concorrer para melhor blog Nacional e gostávamos de chegar longe!
    Para tal precisamos de votos.
    Podem votar aqui:
    -->> http://www.superbock.pt/SuperBrand/Super_Blog_Awards_2009/PerfilBlog.aspx?blog=3aadbcd8-538e-42b7-9105-576986441f04

    E têm mais informações aqui:
    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2010/02/vote-hoje-mesmo-no-seu-blog.html

    Vamos todos nos unir nesta forma de Evangelizar!

    ResponderEliminar