terça-feira, 24 de novembro de 2009

Como foi a visita ao Seminário dos Olivais no dia dos Seminários Diocesanos?

No passado dia 15 de Novembro, dia dos Seminários Diocesanos, o Seminário dos Olivais, abriu as portas a toda a Diocese, e foi com muita alegria que, nessa tarde de Domingo, as crianças, adolescentes, jovens e menos jovens que aceitaram o convite, puderam saborear um pouco do que é a Igreja Diocesana. O Rodrigo de 13 anos e o António de 19, da paróquia de Linda-a-Velha, foram dois dos que participaram nesta visita. “Ver o seminário assim cheio dá uma confiança de que de facto aquela casa existe para e por causa da Igreja”, partilha o António

Padres e seminaristas receberam todos aqueles que os quiseram visitar com uma tarde cheia de actividades, partilha e oração. As actividades começaram pelas 15h30 e houve propostas para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
A Diocese alegra-se a cada visita ao seminário dos Olivais e, as actividades preparadas proporcionaram, mais uma vez, uma especial reflexão sobre a importância dos padres e seminaristas na Igreja, no mundo e para cada um de nós”, diz o António. Além disso, – acrescenta o Rodrigo – as “diversas actividades ajudaram a encontrar alguma resposta a imensas perguntas que me fervilhavam na cabeça”.

Depois das actividades, houve tempo para um lanche partilhado, para “conhecer novas pessoas, descontrair e fazer algumas peripécias com os meus amigos”, diz o Rodrigo. Por isso, – diz o António já mais experiente nestas visitas – “não é de estranhar que, após umas tantas visitas ao chegar aos portões do seminário dos Olivais já sorria para alguém que nos acena para dentro da carrinha da paróquia. A partir daí é só cumprimentar o Sr. Padre que esteve naquele retiro, o outro Sr. Padre que esteve naquela celebração na Sé e aquele outro que quando ainda era seminarista vinha ensaiar o nosso grupo de jovens. Não se fica pelos padres, obviamente, mas por toda a gente cujas caras vamos reconhecendo das visitas ao seminário em anos anteriores, das Jornadas Diocesanas, do 24 XPTO, dos festivais da canção, etc.

A tarde terminou com muita beleza com a celebração de Vésperas presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca, celebração na qual os seminaristas daquele seminário foram admitidos às Ordens Sacras e também na qual o Senhor Cardeal Patriarca enviou as 15 Imagens Peregrinas de Cristo Bom Pastor, uma para cada vigararia da diocese.
Conta o Rodrigo, que o impressionou o cortejo inicial, com todos os seminaristas, alguns padres e, claro, o Senhor Patriarca, cuja presença, diz por sua vez o António, “é um motivo de alegria e confiança no Bom Pastor”. Ao Rodrigo, também o impressionou o envio das Imagens Peregrinas e alegrou-se por saber que uma delas visitará a sua paróquia. “As imagens de Cristo Sacerdote são apenas um marco de que, de facto, aqueles homens que ali estavam são discípulos directos de Cristo e neles se encontra a imagem viva de Jesus Sacerdote. Mesmo!” – partilha o António.
No fim da visita, apesar da chuva e da noite, o sentimento geral era o mesmo do Rodrigo: “Espero um dia voltar lá pois a experiência foi muito boa!

Por isso, aqui fica o convite já para o próximo ano para todos os que já visitaram e para todos que ainda não conhecem os nossos seminários. Entretanto, enquanto não chega o próximo dia dos Seminários Diocesanos, fica o desafio de não nos esquecermos de rezar pelos seminaristas e pelos seus formadores, para que se tornem, verdadeiramente, Imagens Vivas e Incarnadas do Bom Pastor, de Cristo Sacerdote!

2 comentários:

  1. No seguimento do Bom Pastor o mesmo está agora na Bobadela onde partilhei as seguintes entradas:

    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2009/12/ii-domingo-do-advento-o-bom-pastor-esta.html

    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2009/12/vigilia-do-bom-pastor.html

    No tema das Terças.com também já tinha escrito há muito tempo uma entrada que penso ter enviado por mail:

    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2009/11/tercacom-terca-com-palavra.html

    Cumprimentos,
    Pedro Caeiros.

    ResponderEliminar
  2. Esse rodrigo sou eu e gostei bastante de ir ao seminario... Ainda bem que tive oportunidade de partilhar esta experiencia com voces !

    ResponderEliminar