segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Escuta!…Responde!


Continuamos a percorrer esta caminhada de advento, tempo de espera por Jesus que vem ao nosso encontro. Neste domingo, de forma especial, para além de celebrarmos o II Domingo do Advento celebramos também a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. Convidamos-te a olhar para “Aquela” que deu o seu “sim” ao projeto de Deus.

Ao longo da História Deus foi-se manifestando ao Homem colocando-lhe propostas, que requeriam sempre uma resposta. Assim também a nós. Para que vejamos Deus vir ao nosso encontro é necessário que estejamos atentos à sua voz, pois Ele vai-nos falando todos os dias e colocando novos desafios.

Na primeira leitura, tal como Deus chegou perto de Adão e lhe perguntou “Onde estás?”, continua hoje a vir ter connosco a fazer-nos a mesma pergunta. Muitas vezes andamos muito ocupados, distraídos e esquecemo-nos de Deus. Mas Ele, com o seu olhar atento, porque nos ama, vem até nós e pergunta-nos o mesmo: e tu, onde estás? Perante esta interpelação de Deus, será que temos confiança para lhe responder? Ou continuamos a ter vergonha e medo de nos mostrar a Ele?

No Evangelho deste domingo, olhemos para a figura de Maria. Ela escutou Deus e respondeu ao seu desafio. Maria deixou-se surpreender por Deus, acolhendo no seu coração as suas palavras, pois sem entender, entrega-se nas suas mãos. Maria dá-nos o exemplo. Assim como Ela, será que temos a coragem de responder às propostas que Deus nos vai fazendo, mesmo se não entendermos “o porquê?”. E que inacreditável e misteriosa foi a proposta que Deus fez a Maria!

Sejamos como Nossa Senhora que se entrega totalmente a Deus, repetindo as suas palavras: “faça-se em mim segundo a Tua palavra.”






Sem comentários:

Enviar um comentário