domingo, 3 de novembro de 2013


Para onde corro eu?
 
Corro para ver Jesus?
 
DOMINGO XXXI
TEMPO COMUM | ANO C
Neste domingo Jesus chama-me a descer de mim mesmo, a deixar as minhas manias e grandezas que me põem no alto do mundo, no cimo do materialismo.

Jesus chama-me à minha vocação de filho amado. Convida-me a descer. E eu? Desço para estar com Ele?

Jesus chama-me, pois quer habitar a minha casa, quer fazer da minha casa a sua casa, quer que eu seja habitação do seu amor. Só tenho de abrir a minha casa, tenho de abrir o meu coração, para deixar Jesus hospedar-se em mim. Que bom é ter Jesus como doce hóspede da minha vida.

Zaqueu teve uma resposta pronta para com Jesus, ele “desceu depressa”. Quantas vezes a minha resposta a Jesus é tão lenta? E quantas vezes nem há resposta da minha parte? Que ingrato que sou. Jesus atravessou toda a cidade para vir ter comigo. Jesus atravessou toda a cidade com a cruz às costas, com os espinhos cravados, até ao calvário, para vir ao encontro de cada um, para habitar em cada um de nós, a partir da sua cruz.

                Jesus quer, que a salvação habite em mim, para isso tenho de despejar a minha casa com tudo o que está a dificultar a sua estadia em mim. Tenho de me tornar digno de ser chamado por Jesus. Tenho de dar espaço no meu coração, para que Jesus possa verdadeiramente habitar em mim e não ser só alguém que ocupa um espaço em mim. Tudo é de Deus, todos somos de Deus, mas Deus só toma posse quando deixamos. “Tudo é vosso Senhor, que amais a vida.”

                Deixar que Jesus habite em minha casa, é habitar na casa de Jesus. “Uma só coisa peço ao Senhor, por ela anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para viver na alegria do Senhor”.

Fecho os olhos e vejo a nossa cidade hoje… luzes, carros, prédios, árvores… sim! também a nossa cidade hoje têm árvores… sim! Na nossa cidade há lugares possíveis de encontro com Jesus. Na confusão da cidade, o desafio é perceber, qual é a árvore que me faz ver Jesus, é perceber qual é a árvore da vida… olho para a nossa cidade hoje e vejo Jesus a passar. Quantos correrão para o ver? Quantos vão ignorar a sua presença e continuar como se nada fosse? E Jesus continua a passar para encontrar os Zaqueus, para encontrar um lugar onde ficar, para encontrar um lugar onde o seu amor possa germinar.

Fecho os olhos e vejo Jesus a “atravessar a cidade” e vejo Zaqueus a responderem a Jesus e a descerem das árvores para irem ao Seu encontro, para O deixarem habitar em suas casas, nos seus corações. Que belo que é, ver a vocação. Que belo que é, ver Jesus a habitar hoje a nossa cidade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário