domingo, 21 de abril de 2013

DOMINGO IV DE PÁSCOA

1ª Leitura: Act 13, 14. 43-52                              
Salmo: 99  (100),  2. 4. 5. 6. 11. 12. 13b                                                                                                              2ª leitura: Ap 7, 9. 14b-17                                    
Evangelho: Jo 10, 27-30


"Eu sou o Bom Pastor, dou a Vida Eterna às minhas ovelhas"

Neste IV Domingo de Páscoa a imagem de Jesus, o Bom Pastor, que nos é apresentado ganha um horizonte vocacional.

A imagem do “Bom Pastor” aqui identificada com o Senhor Jesus é o modelo de comunhão e de entrega de todos os seguidores de Cristo. E porque lançamos um especial olhar sobre as vocações de consagração e de serviço na Igreja, peçamos também que o Senhor continue a enviar muitos “bons pastores” à sua Igreja.

"As minhas ovelhas escutam a minha voz"

Escutar não é apenas identificar e relacionar sons, mas estar atento ao que se ouve e deixar-se interpelar, numa atitude de discernimento. É da escuta que decorre a possibilidade de acolher uma proposta e de percorrer um itinerário de seguimento de Jesus. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para “escutar” as propostas que Ele faz e segui-lo no caminho do amor e da entrega. Como distinguimos a “voz” de Jesus de outras vozes e propostas enganosas? Através de um encontro permanente com a sua Palavra, da participação nos sacramentos e num frequente diálogo íntimo com Ele.

"Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me"

Ouvimos do livro do Apocalipse o testemunho do João, daquela grande multidão que estavam diante do trono de Deus, os que ouviram a voz do Bom Pastor, que lavaram as suas vestes no sangue do cordeiro, Jesus morto e ressuscitado, e que por fim seguiram o Bom Pastor. É por esta razão que afirmou o autor do livro do Apocalipse: “É por isso que estão diante do trono de Deus”.Essa grande multidão alcançou a vida eterna, vieram de uma grande tribulação e agora estão livres de toda a preocupação, porque o Bom pastor dá a vida eterna: é esta a grande missão de Jesus, foi por isso que o Filho se fez homem e viveu a sua humanidade revelando-nos o Pai e o seu amor. A vida eterna é o conhecimento e relação de comunhão com o Pai e com Jesus, o Seu Filho.




Sem comentários:

Enviar um comentário