domingo, 21 de outubro de 2012

"O Filho do homem veio para servir"



Domingo XXIX do Tempo Comum - Ano B

Este Domingo vemos Tiago e João que pedem a Jesus um lugar de destaque no novo Reino: “Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda”. A atitude que estes dois discípulos tomaram muitas vezes é a nossa, de quem está interessado em adquirir alguma coisa para seu próprio bem. Porém, no fim da narração do evangelho, Jesus alerta: “Quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos”.

Andar com o Senhor, tal como o fizeram os disicpulos, pressupõe uma adesão à sua vontade, e uma configuração à sua pessoa. Porém, muitas vezes somos tentados pelas ideologias mundanas de soberba, de querer o máximo porque é socialmente correcto. Na Palavra deste Domingo, todas essas ideias são desmanteladas, pois todos aqueles que procuram ser maiores, serão os mais pequenos, diz Jesus. O Senhor não nos chama a ser grandes, chama-nos sim a ser fiéis à sua vontade, desejando ardentemente configurarmo-nos a Ele, que é o Servo, por excelência.

Se repararmos, nunca vemos Jesus, que era Deus, a preocupar-se com o seu sucesso, com a sua posição na sociedade, ou até mesmo com a possível posição que deveria ocupar segundo o seu estatuto. Contrariamente Jesus fez-se homem para ser servo: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar pela redenção de todos”. Este é também o desafio que Jesus nos deixa: tornarmo-nos Seus discípulos, agindo à Sua maneira, e dando a vida como Ele a deu.


Para Rezar...
E eu, estou disposto a abdicar dos meus interesses, das minhas seguranças, que tantas vezes me tornam escravo, para uma total configuração ao Senhor, que é Servo e me chama a ser servo, ou estou apenas preocupado, como os discípulos, a tomar o primeiro lugar?

Sem comentários:

Enviar um comentário