domingo, 8 de julho de 2012

Levanto os meus olhos para Ti, Senhor, porque só em Ti encontro o verdadeiro sentido da minha Vocação!



Chegámos ao 14.º Domingo do Tempo Comum… Mais um Domingo das nossas vidas, com as nossas rotinas habituais, com momentos em família, de trabalho, de estudo ou de descanso… Mas é também mais um dia para dar graças ao Senhor pelas maravilhas que faz operar neste nosso Mundo e para levantar os olhos ao alto e procurar um momento íntimo com Nosso Senhor, tentando buscar o sentido da nossa vocação na liturgia deste dia.

Deus é conhecedor pleno da nossa interioridade e da nossa caminhada. Neste dia, Ele envia-nos aos que D’Ele se afastam, aos que o ignoram, aos que o relativizam, aos que o insultam, aos que o afrontam, pedindo que o façamos em Seu nome, conforme nos é referido na 1.ª Leitura. E alerta-nos para as dificuldades com que, inevitavelmente, um cristão comprometido se deparará: fraquezas, afrontas, necessidades, perseguições e angústias, utilizando alguns dos exemplos enunciados por São Paulo na 2.ª Carta aos Coríntios. E nesses momentos de angústia, de algum desespero e de luta constante contra as investidas do mal, Ele diz-nos: «Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza.» E foi essa força que Jesus manifestou quando confrontado com a situação de maior fraqueza que alguma vez se podia sequer imaginar: a exposição do profeta perante o povo para ser crucificado. Jesus levantou os olhos ao alto e confiou no Pai.
A nossa vocação passa, em primeiro lugar, por este levantar de olhos aos Céus e pela entrega incondicional da nossa vida a Deus, para que, através de nós, Ele possa lançar para este Mundo sementes férteis e fortalecidas, que germinem mesmo que tudo o que está em redor o impeça ou dificulte.
Apresentemos sempre um coração disponível a escutar e acolher tudo o que vem de Deus e a suportar as dificuldades do dia-a-dia, por Cristo. “Pois quando sou fraco, então é que sou forte”: quando as nossas fraquezas, fragilidades e dificuldades são entregues a Deus, através de Jesus, as Suas forças manifestar-se-ão em nós e, assim, perceberemos o sentido da nossa vocação aqui na Terra.
Todos temos a vocação universal de profetas dos tempos modernos, vocação essa que se concretiza na vocação particular de cada um. Levantemos, portanto, os olhos ao Senhor e peçamos que nos ilumine na nossa vocação singular para que, assim, consigamos dar testemunho de Cristo Ressuscitado e da Vocação Universal que é o Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário