quinta-feira, 21 de abril de 2011

Homilia do Cardeal Patriarca na Missa Crismal

Deixamos aqui uma pequena parte da homilia na Missa Crismal onde o nosso bispo apelou à unidade da Igreja e pediu “total disponibilidade para a missão” aos sacerdotes. Nesta celebração teve lugar a renovação das promessas sacerdotais dos sacerdotes da nossa diocese e a bênção dos santos óleos.


«Jesus sabe, por experiência, que este novo culto, centrado na Palavra, supõe uma especial consagração para a missão. Jesus diz de Si mesmo: “Aquele a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo” (Jo. 10,36). Jesus pede essa consagração para os discípulos: “Consagra-os na verdade. A tua Palavra é a verdade. Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade” (Jo. 17,17-19).
Ser consagrado, ser posto à parte, é ficar propriedade de Deus, completamente disponível para a sua vontade. A consagração é “a destinação de um homem a Deus e ao culto divino”[4]. A consagração de Jesus pelo Pai, significa que Ele, na sua humanidade, pertence completamente a Deus, para a realização do desígnio de salvação. Quando Jesus diz “Eu consagro-Me a mim mesmo” é a aceitação, sem limites, dessa identificação com o desígnio de Deus: assume a consagração para a missão, que é uma consagração para o sacrifício. Jesus pede ao Pai a consagração dos seus discípulos, que hão de continuá-l’O na missão e no sacrifício. Os que Ele escolhe devem pertencer completamente a Deus e unir-se a Ele na total disponibilidade para a missão. O sacerdote pertence totalmente a Jesus Cristo, identificado com Ele na total disponibilidade para a missão. É essa pertença radical a Jesus Cristo que os torna ministros do “novo culto”.»

Sem comentários:

Enviar um comentário