segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

semana do consagrado

Por decisão dos nossos Bispos, vamos celebrar e viver, pelo segundo ano consecutivo, de 30 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2011, a Semana do Consagrado. Trata-se de uma iniciativa para ser concretizada nas Dioceses e Paróquias, Comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais.

«É um tempo de bênção em que a gratidão expressa a todos os consagrados (as) nos abre o coração para acolhermos o dom de Deus concedidio à Igreja e ao Mundo em todos quantos se decidem a seguir Cristo na radicalidade da vida consagrada.

No horizonte de uma iniciativa como esta estão o desejo e o dever de proporcionar às pessoas e às comunidades uma oportunidade de interpelação que leve a descobrir a essência e a beleza da vida consagrada e aí faça nascer o sentido e a coragem da resposta por parte de quem hoje sente o apelo a seguir Cristo.

(…)

A nova evangelização implica necessariamente que os mais jovens possam ver espelhada na alegria da vida e no dinamismo da missão dos consagrados (as) o fascínio de seguir Cristo. A Semana do Consagrado, ao proporcionar às comunidades cristãs esta aproximação cada vez mais necessária com as comunidades e experiências de vida consagrada, abre caminho a um maior dinamismo vocacional.

(…) O dom que a vida consagrada constitui para a Igreja não se esconde nos claustros de vida contemplativa nem se reduz aos territórios habitados pelas comunidades religiosas ou aos lugares de vida e de acção dos consagrados (as) no meio do mundo. A vida consagrada é um dom para toda a Igreja, que devemos conhecer, agradecer e multiplicar.
A hora que vivemos exige a audácia da esperança. O fascínio daqueles que seguem Cristo na radicalidade de vidas dadas a Deus e aos irmãos constitui certamente uma das melhores formas de encontro com a vocação.

(…)

A consagração, entendida como oblação a Deus, significa oferta para a missão e oferece ao mundo a luz que ilumina a escuridão das noites e abre, como sentinela vigilante, a porta a novos dias.»

Extraído da Mensagem do Presidente da CEVM para a Semana do Consagrado 2011

in http://www.ecclesia.pt/semanadoconsagrado2011/

1 comentário: