sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A necessidade da oração

«A base imprescindível de qualquer acção da Igreja em favor das vocações reside necessariamente na oração. Com efeito, a oração é o meio essencial que o Senhor nos deixou para as obtermos (…). E o próprio Jesus Cristo deu-nos o exemplo, ao passar a noite em oração antes de escolher e chamar os seus Apóstolos.

Cada vocação representa um dom de Deus que precisamos de implorar e agradecer. É o Senhor que fixa o olhar amoroso a alguém e dirige o convite para o seguir de perto. Na raiz de qualquer vocação consagrada, bem como na sua qualidade, perseverança e fecundidade espiritual, encontra-se indiscutivelmente a oração individual e colectiva.

Só a oração pessoal dispõe o coração do homem para ouvir a Palavra e acolher a vontade de Deus a seu respeito, compreender as necessidades da Igreja e descobrir a grandeza de um projecto de vida dedicado ao serviço dos outros. Só a oração comunitária consegue gerar, no seio da comunidade cristã, a adequada sensibilidade ao valor real das vocações consagradas e, por conseguinte ao problema da falta delas.

Torna-se, pois, indispensável assegurar a oração contínua da Igreja, rogando ao Senhor que suscite novos trabalhadores para o seu reino e mantenha firme a resposta generosa dos que já chamou. Não nos limitemos, todavia a pedir mais vocações e a suplicar a sua perseverança. Louvemos também o Senhor pelas que nos tem concedido».

Extracto da Exortação Pastoral de D. António Ribeiro do ano de 1993.

Sem comentários:

Enviar um comentário