sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Terça.com...namorados

Hoje (dia 20 de Outubro) foi o primeiro encontro, sendo que se irá repetir todas as terceiras terças-feiras de cada mês e para o qual estão todos os casais de namorados convidados a vir também. Como primeiro encontro todos entramos muito a medo de partilhar mas o tema foi lançado com a música da Rita Lee: “Amor e Sexo”.

Com esta música o plenário foi lançado e aceite por todos os casais que se apresentaram e partilharam o que sentiam acerca da letra da música.

Como continuação deste encontro vimos passagens do filme: “A vida é bela”, mais propriamente as partes em que o casal se começava por encontrar por acaso, depois com todas as artimanhas do Guido, passando pelo nascimento do filho e a partida para os campos de concentração onde a “mãe/esposa” não tinha de ir a não ser por AMOR. Novamente aberta a partilha surgiram os seguintes comentários:

”O amor é entrega, é família e união! entregou-se totalmente à família, sem o filho e marido não faria sentido viver! É como na música, O AMOR É UM SÓ!”

“Como na música O AMOR É PATÉTICO, pois aos olhos dos alemães ela estava a fazer uma patetice ao ir para o campo de concentração sem ser obrigada! Quando no fundo ela estava a escolher o amor!”

“Descobrir o sentido do amor é dar a vida! A única certeza que temos é que vamos morrer, agora ou a vida é nos tirada ou nós é que a damos! Amar é saber dar a vida! É assim que experienciamos o amor. O segredo é descobrir que a vida se multiplica quando decidimos entrega-la .”

“O dar a vida não é simplesmente pôr-se à frente da bala, é deixar-se de egoísmos, mas não se anulando por completo. Não nos podemos esvaziar negativamente. É preciso identificar onde está a linha para nos darmos de maneira saudável em prol de um só amor.”

Em relação ao ultimo dos quatro comentários foi aberta uma discussão saudável, porque será que não se trata de amar por medida? Porque por linhas? O que posso acrescentar é que este comentário veio de um homem casado e pai por duas vezes…

Foram assim estes e outros debates que rechearam a nossa noite de encontro de namorados…

Para reflectir ficaram ainda os seguintes “trabalhos para casa”:

 - Responder à perguntas: “Há ou não marcas do amor Divino no casal? É Deus que semeia o amor no casal? Onde estão essas marcas?”

 - Cada casal têm de visionar uma comédia romântica, olhar com olhos de ver e distinguir onde está amor, paixão. atracção, deslumbre, obsessão e por ai em diante.

De realçar ainda que neste primeiro encontro estiveram presentes 3 padres, 1 casado e 23 jovens apaixonados, sendo que 3 meninas não se puderam fazer acompanhar dos respectivos namorados.

Foi bom também ver que até na matéria de namorados a paróquia da Bobadela se fez representar por três casais e espero que daqui a um mês ainda sejamos mais!

Está lançado o desafio!

Pedro Caeiros
Paróquia da Bobadela

1 comentário:

  1. Gostei muito de ver aqui a minha partilha!
    Aqui está a do 2º encontro:
    -->> http://catequesedabobadela.blogspot.com/2009/11/tercacom-2-encontro.html

    ResponderEliminar