segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C

1ªLeitura: Ne8, 2-4a.5-6.8-10; Salmo: 18B (19), 8.9.10.15 (R. Jo 6, 63c); 2ªLeitura: 1Cor 12, 12-14.27; EVANGELHO: Lc 1,1-4; 4, 14-21

"Todo o povo ouvia atentamente a leitura do Livro da Lei"

A primeira leitura deste Domingo interpela-nos para a escuta atenta da Palavra de Deus, esta deve ser a prediposição do crente para conhecer a vontade de Deus. A escuta deve levar-nos à adoração do Senhor que nos fala pela palavra proclamada, sendo a adoração a resposta de quem a acolhe e seduzido pela voz do Senhor canta alegremente o refrão do salmo responsorial: "As vossas palavras são espírito e vida".
O Evangelho de São Lucas também nos narra a proclamação da palavra do livro do profeta Isaías por Jesus dizendo:"O Espírito do Senhor está sobre mim", no dia consagrado ao Senhor que para os judeus é o sábado. É por isso, muito importante guardar o Domingo para ouvir as Palavra de Deus para que o Espírito Santo desça sobre nós. Como diz no Decreto Presbiterorem ordinis, nº4 do Concílio Vaticano II: "É pela Palavra da salvação que a fé é alimentada no coração dos fiéis".

Só à luz da palavra podemos discernir a vocação que Deus nos quer dar, só por ela podemos conhecer os dons do Espírito Santo reservados para nós.

Oração: Senhor, dá-nos a luz para conhecer a tua vontade e coragem para a praticar fielmente.


Sem comentários:

Enviar um comentário