domingo, 4 de novembro de 2012


"Amarás o Senhor Teu Deus e ao próximo como a ti mesmo"

Domingo XXXI do Tempo Comum - Ano B

Deut 6, 2-6; Sal 17, 2-3. 4 e 47. 50-51ab
Hebr 7, 23-28; Ev Mc 12, 28b-34

“ Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?». Jesus respondeu: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes».”

Amar a Deus e amar o próximo. São estes os dois maiores mandamentos da nossa Aliança com o Senhor. Mas por vezes são tão duros de cumprir. Como amar a Deus acima de todas as coisas, acima dos meus familiares e amigos, acima dos meus interesses, dos meus desejos? E como amar o próximo? Os meus amigos é fácil…mas como amar aqueles de quem não gosto tanto?
Quem cumpre os mandamentos, esse é de Deus e é feliz, porque os mandamentos não são um capricho de Deus, Ele não precisa deles pois se precisasse não seria omnipotente, mas sabemos que são caminho de santidade e de felicidade.

E eu? Cumpro os mandamentos do Senhor? Ando nos seus caminhos? É a este Senhor que eu sirvo e que quero entregar a vida para aquilo que Ele quiser de mim? Ou ainda adoro outros senhores?

Que um dia Jesus possa dizer de mim: «Não estás longe do reino de Deus». E nesse momento terei a plenitude da alegria, que só pode vir de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário