domingo, 7 de outubro de 2012

"Não separa o homem o que Deus uniu"

Domingo XXVII do Tempo Comum - Ano B

O evangelho de hoje convida-nos a ser fiel à missão que Deus nos confiou, porque Jesus ao responder à pergunta feita pelos fariseus pronuncia a condenação do divórcio. A nossa vida é feita de coisas impressionantes, que muitas vezes nos leva a esquecer o nosso compromisso com Deus. Portanto, como cristãos católicos, somos todos chamados a ser discípulos de Jesus e missionários evangelizadores em todas as idades, ambientes e locais. Anunciemos Jesus com a vida, com palavras e acções! Comecemos por evangelizar na nossa mente, no nosso coração, os mais próximos, para que as nossas crianças, os nossos jovens e os adultos, preocupados e ocupados com tantos afazeres, despertem para a vivência cristã! Rezemos e façamos a nossa parte, da forma que for possível, com o entusiasmo de um coração apaixonado por Jesus Cristo!

«Não separe o homem o que Deus uniu.»

É a oportunidade de agradecermos a Deus o exemplo de homens e mulheres cuja virtude nos anima a confiar na misericórdia divina e a fazer o bem ao próximo. A imitação de Cristo leva-nos a querer bem a todos como filhos de Deus, a ajudar-nos na correcção das próprias faltas, a dar-nos o perdão recíproco e a partilhar com os demais os dons recebidos, na certeza de que nesta vida o maior valor é a prática do amor gratuito (sem ter em conta recompensa alguma), porque Deus disse: "Dais de graça e recebei de graça".
Quantos exemplos temos ao nosso lado de pessoas que, com o auxílio divino, conseguem sair do próprio individualismo e dedicar a sua existência ao bem do próximo. Lembremo-nos da generosidade dos pais para educar os filhos, mais ainda quando nascem com deficiências insanáveis (incurável). Expressam o amor gratuito na doação paciente e solícita ao longo de toda a vida. Neste mundo deixamo-nos, às vezes, marcar mais pela maldade, erros e desatinos que geram injustiças, sofrimentos e desesperança. Procuremos, no entanto, abrir os olhos e perceber que nos nossos dias há pessoas que vivem a gratuidade do amor e que assim nos aproximam de Deus e nos ajudam a encontrar os valores que dão sentido à vida.

Invoquemos Maria, fiel discípula de Jesus, e lembremo-nos de muitas pessoas que nos auxiliam a amar a Deus e o próximo, e a descobrir na vida santa o segredo da felicidade.



Oração pelas vocações
 
Jesus, Mestre divino, que chamaste os apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias e pelas nossas escolas,
e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas,
dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,
como sacerdotes, como religiosos e religiosas,
para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário