domingo, 13 de novembro de 2011

Servo bom e fiel entra na Alegria do Teu Senhor

Um lição em investimento!
A parábola de Nosso Senhor dá-nos a perspectiva da eternidade. Diz-nos que nós entendemos verdadeiramente a nossa vida neste mundo na medida em que entendemos o que vem depois, quando esta vida atingir o seu fim. Ajuda-nos a perceber que, para Jesus, a vida não é para ser vivida nem passivamente nem timidamente nem com medo. Jesus diz "o meu Pai continua a realizar obras até agora" (Jo 5, 17) e quer que nós os imitemos, dispondo dos dons que Ele nos deu de forma a experimentarmos já a Vida Eterna. O Senhor diz-nos que vivamos cada momento como uma oportunidade para fazer algo para Ele. Cada momento da nossa vida chega-nos como mais uma oportunidade de fazer a escolha certa, voltando-nos para Aquele que sacrificou tudo por nós. Cada momento é uma oportunidade de "investir" na Vida Eterna.
Jesus convida-nos a olhar para a nossa vida e vermos se, verdadeiramente, estamos a usar os dons que recebemos segundo as nossas capacidades.

Dá a cada um segundo a sua capacidade!
Deus é nosso Pai e quer que, como Cristãos, tomemos parte no seu projecto de salvação do mundo e que participemos na Alegria dessa mesma Salvação. Quando os desafios de sermos Suas testemunhas e de dizermos Sim à nossa vocação individual nos oprimem, lembremo-nos que o Senhor dá a cada um segundo a sua capacidade. Não se reconhecem os dons do Senhor sem confiar nesse mesmo Senhor.

Não tenhas medo!
Esta parábola mostra-nos quão incapacitante é o medo. O medo faz-nos sempre recuar. O medo faz-nos enterrar oportunidades e evitar dificuldades.
O Senhor quer que ultrapassemos as barreiras do medo. Ele enviou o Espírito Santo aos Apóstolos para que saissem da sala onde o seu medo os fechou. O mesmo Espírito Santo dar-nos-á coragem para encontrarmos os meios de dar uso ao talento que o Senhor nos deu, para Lhe entregarmos o fruto que Ele deseja. A única coisa que devemos temer é não ouvir: "Servo bom e fiel entra na Alegria do Teu Senhor".

Senhor, ajuda-me a viver na Alegria da fé e da confiança em Ti, sabendo que és meu Pai e que me dás em cada dia tudo o que preciso para ser Tua testemunha aqui onde estou em cada dia da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário