terça-feira, 8 de novembro de 2011

Semana dos Seminários 2011

Estamos na semana dos Seminários, que este ano tem o tema:
Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu Povo


Deixamo-vos hoje um pequeno excerto da mensagem do presidente da CEVM:


« Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu Povo, remete-nos para as palavras do Concílio Vaticano II e centra-nos no essencial da consagração e na beleza da missão do presbítero.
“Formar pastores” implica uma compreensão abrangente da formação, que não se limita à dimensão pastoral propriamente dita, mas abre-se e alarga-se à formação humana, espiritual e intelectual. 

É um longo caminho, este da formação, que começa cedo e não termina com a Ordenação presbiteral. É o moldar do coração e da inteligência aos critérios do evangelho; é o configurar do pensamento e da vida ao jeito de Cristo, o Bom Pastor. No tema desta Semana dos Seminários: Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu Povo está subjacente a radicalidade da consagração a Deus e a totalidade da entrega ao Povo. É o apelo ao absoluto, ao definitivo e ao permanente, que é feito aos que são chamados a seguir Jesus. É o fascínio de vivermos atraídos pela beleza das coisas últimas e seduzidos pela ternura do amor de Deus a favor do seu Povo.

Compreendemos, assim, o que nos diz a Exortação Apostólica «Dar-vos-ei Pastores»: “O serviço de amor é o sentido fundamental de toda a vocação, que encontra uma realização específica na vocação do sacerdote: efectivamente, ele é chamado a reviver, na forma mais radical possível, a caridade pastoral de Jesus, isto é, o amor do Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas” (PDV 40).

Este é o objectivo central da formação dos nossos Seminários, percorrendo etapas diferenciadas, em momentos por vezes muito diversos e por caminhos muito distintos, mas tendo sempre no horizonte esta meta última da formação. Ao longo deste tempo de formação, são atitudes, sentimentos e comportamentos que se vão desenhando e definindo; são objectivos específicos, dia a dia concretizados na formação, que se vão alcançando, sempre de olhos postos em Cristo, o Bom Pastor".»

Este e outro material estão disponíveis aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário