segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Comentário vocacional ao Evangelho do III Domingo do Advento

EVANGELHO Mt 11, 2-11

Naquele tempo,
João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo

e mandou-Lhe dizer pelos discípulos:
«És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?»
Jesus respondeu-lhes:
«Ide contar a João o que vedes e ouvis:
os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados,
os surdos ouvem, os mortos ressuscitam
e a boa nova é anunciada aos pobres.
E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim
motivo de escândalo».
Quando os mensageiros partiram,
Jesus começou a falar de João às multidões:
«Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento?
Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas?
Mas aqueles que usam roupas delicadas
encontram-se nos palácios dos reis.
Que fostes ver então? Um profeta?
Sim __ Eu vo-lo digo __ e mais que profeta.
É dele que está escrito:
‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro,
para te preparar o caminho’.
Em verdade vos digo:
Entre os filhos de mulher,
não apareceu ninguém maior do que João Baptista.
Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».


Cristo dá a resposta - Um escritor disse uma vez, se houvesse uma nova perseguição contra os cristãos e todos nós fossemos levados aos tribunais, não poderia a maioria de nós ser livrada de todas as acusações por falta de provas? Esse não era o problema de João Batista, e também não era o de Jesus. João, o profeta destemido, que não temia a homem nenhum, porque só temia a Deus e respeitava a sua lei acima de todas as coisas, pagando na prisão o preço de ser quem era e denunciar o mal onde o via, ecoando a lei de Deus e a Sua vontade. Jesus também foi caminhando inexoravelmente em direcção à sua própria morte, apenas por ser quem era, e fazer aquilo para o que o Pai o enviou.

Se alguém me perguntasse se eu sou cristão, seria suficiente apontar para o exemplo de Cristo e depois o meu próprio comportamento responder por si próprio? Será que o meu amor em palavras e acções mostra que eu o seguido, que a minha participação na Eucaristia mostra como creio no seu sacrifício e na sua presença, será que a minha honestidade no trabalho, a minha participação na vida pública, os meus estudos, o desenvolvimento dos meus "talentos", apontam para o facto de eu acolher a palavra de Cristo e o tenho como meu exemplo e minha força? Eu sou sal da terra e luz do mundo para os meus amigos, ou está o talento da minha fé enterrado no "cantinho privado" dos meus coração e mente, ao invés de ser fermento no mundo, entre os que me rodeiam, mudando todos aqueles com quem contacto?


Jesus acorda-nos! - Depois de louvar e enaltecer João, dizendo que ele é o novo Elias, mais que um profeta, mais que o maior de todos, Jesus continua, dizendo que o mais pequeno no Reino dos Céus é maior que João! Noutra ocasião, Ele disse, “A quem muito foi dado, muito será exigido.” Que espera Cristo dos seus discípulos baptizados no mundo de hoje? O Papa São Leão, o Grande, disse, “Cristãos, sejam conscientes da vossa dignidade!” Reconhece quanto mais recebeste tu que to aqueles vieram antes de Cristo. Eles nunca puderam testemunhar o Amor de Deus presente no Calvário e na Eucaristia, nem o poder de Deus na Ressurreição. Temos uma mensagem para espalhar maior do que teve qualquer profeta, mesmo o maior do Antigo Testamento. Temos testemunhado milagres maiores do que eles poderiam sequer imaginar. São Paulo diz-nos que alguns são chamados a ser apóstolos, outros evangelistas, etc. Cada um de nós tem um papel a desempenhar no plano de Deus. No final, não interessa qual foi o nosso papel particular, desde que tenha sido o que Cristo quer para nós. Somos chamados a ser mensageiros de Cristo para que outros se possam também encaminhar para Ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário