terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ordenação de novos diáconos e Vigília pela Vida nascente

Foi com grande alegria que, neste Domingo, I Advento, foram ordenados diáconos cinco seminaristas dos Olivais e um religioso dos Missionários da Consolata. A cerimónia decorreu na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) e foi presidida pelo Nosso Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo.

Perante a numerosa assembleia, Fernando Escola, Hugo Gonçalves, Ivo Santos, Marcos Castro, Rui Cantarilho e João Batista dos Santos afirmaram a vontade de servir o povo de Deus e continuar a seguir o Senhor.
Os novos diáconos consagraram-se ao serviço da Igreja pela imposição das mãos do Patriarca e pelo dom do Espírito Santo dispondo-se desta forma a auxiliar os sacerdotes e o povo Cristão.
Prometeram abraçar o celibato e aumentar o espírito de oração, imitando sempre nas suas vidas o exemplo de Cristo.
Queira Deus consumar o bem que neles começou.

Citamos mais abaixo para meditação, a oração consecratória* rezada pelo nosso Cardeal-Patriarca para ordenação dos diáconos, que antecedeu a entrega do livro do evangeliário aos novos diáconos – “Recebe o Evangelho de Cristo, que tens missão de proclamar. Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas”



Ainda relacionada com o tema acima, decorreu, no dia 27 à noite, uma vigília de oração pela Vida Nascente, onde em comunhão com o Papa e com todo o mundo “pedimos a graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e demos um testemunho eclesial comum para uma cultura da vida e do amor”. Na vigília rezámos também pelos futuros diáconos que se preparavam para se entregarem totalmente ao Senhor para o serviço do Reino, uma expressão maior da vida e do serviço da vida, segundo o Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo.

Vamos continuar a rezar por eles, para que continuem a dar o seu testemunho e sigam a Cristo ajudando-nos, povo Cristão, a percorrer o nosso caminho até à santidade.




*Oração consecratória
"Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, atendei e estai connosco.

Sois Vós que dais as graças, distribuís as ordens e organizais os ministérios. Deus imutável, renovais todas as coisas e com providência eterna as ordenais, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, vossa palavra, vosso poder e sabedoria, e concedeis o que a cada tempo mais convém.

Vós fazeis crescer e dilatar-se o Corpo de Cristo, a vossa Igreja, na variedade dos dons celestes e na diversidade dos seus membros, unida pelo Espírito Santo num Corpo admirável. É o novo templo que se edifica quando estabeleceis os três graus dos ministros sagrados para servirem ao vosso nome, como já na primeira Aliança escolhestes os filhos de Levi para o serviço do templo antigo.

De igual modo, nos primórdios da Igreja, os Apóstolos do vosso Filho, guiados pelo Espírito Santo, escolheram sete homens de boa reputação, que os ajudassem no serviço quotidiano aos quais, pela oração e a imposição das mãos, confiaram o cuidado dos pobres, a fim de eles próprios se poderem dedicar mais plenamente à oração e ao ministério da palavra.

Olhai também agora, Senhor, com igual benevolência para estes vossos servos, que humildemente dedicamos ao ministério do diaconado para servirem ao vosso altar.

Enviai sobre eles, Senhor, nós Vos pedimos, o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério.

Brilhem neles as virtudes evangélicas: a caridade verdadeira, a solicitude pelos doentes e pelos pobres, a autoridade modesta, a rectidão perfeita e a docilidade à disciplina espiritual.

Resplandeçam em seus costumes os vossos mandamentos, para que o exemplo da sua vida suscite a imitação do povo santo.

Animados pelo bom testemunho da consciência, permaneçam em Cristo, firmes e constantes, de modo que, imitando na terra o vosso Filho, que não veio para ser servido mas para servir, com Ele mereçam reinar nos céus.

Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo."






Um abraço em Cristo e boa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário