terça-feira, 27 de abril de 2010

Terça.com...vocação (rapazes)

Segregados e não separados

Na última Terça.com...vocação, após a leitura do texto proposto, começámos por perceber melhor o papel do padre perante  as adversidades do mundo contemporâneo.
No início, o diálogo esteve direccionado para a atitude que o sacerdote deve ter perante as dificuldades em enfrentar um povo cada vez mais exigente em relação ao seu ministério. Por um lado, é o próprio padre que pode ‘’desvirtuar e confundir a verdadeira figura do sacerdote’’, através de atitudes que podem revelar uma crise de fé. Mas por outro, é o povo que confunde o papel do sacerdote, e exige-lhe o que não lhe é próprio.
O sacerdote tem realmente um “poder’’ particular, o qual se torna visível nos Sacramentos, mas esse ‘poder’ não vem dos homens, mas é sim um dom de Deus posto ao servico da Humanidade.
É importante que os gestos realizados durante a Eucaristia não se tornem um empecilho, apenas ritos,  mas ajudem a uma conversão profunda e sincera.
Também nesta noite, a ‘terça.com’ se transformou numa ‘terça.com o Papa’. Com certeza todos os participantes saíram muito mais esclarecidos sobre o papel do sucessor de Pedro, o qual, apesar de ter um chamamento mais particular, está ao serviço da comunhão na Igreja.
Com a graça de Deus, o actual Papa tem dado vida a uma parábola bíblica. A forma como Bento XVI tem vindo a relacionar-se com aqueles que se tinham afastado da ‘’sã doutrina’’ – caso de anglicanos e algumas igrejas protestantes - , relembra aquele pai que corre para abraçar o filho que se tinha deixado levar pelas tentações do mundo.

Nélson Viana

Sem comentários:

Enviar um comentário