terça-feira, 10 de novembro de 2009

De uma homilia do Papa João Paulo II

Da homilia do Papa João Paulo II na Santa Missa com Ordenação Sacerdotal
Domingo do Bom Pastor, 14 de Maio de 2000
Dia Mundial de Oração pelas Vocações

"Ressoa hoje em toda a Igreja esta palavra de Cristo. Ele, o Senhor, é o Pastor que dá a vida pelo seu rebanho. N'Ele se realiza a promessa feita pelo Deus de Israel por boca dos profetas: "Eis que Eu mesmo cuidarei das Minhas ovelhas e Me interessarei por elas" (Ez 34, 11). (...)
Por meio das vossas mãos, o Bom Pastor continuará a oferecer de maneira sacramental a sua vida para a salvação do mundo, atraindo todos a Si e convidando-os a acolher o abraço do único Pai. Estai sempre conscientes e gratos por este dom que hoje a Providência vos concede.
Daqui a pouco, a Igreja assim advertirá a cada um de vós: "Considera aquilo que fazes / imita aquilo que celebras / conforma a tua vida ao mistério da cruz de Cristo Senhor" (Rito). Conformai a vossa vida ao mistério da Cruz de Cristo!
É Cristo que salva e santifica, e vós tereis parte directa na sua obra, na medida da intensidade da vossa união com Ele. Se permanecerdes n'Ele, havereis de produzir muito fruto; sem Ele, ao contrário, nada podereis fazer (cf. Jo 15, 5). Ele escolheu-vos, e hoje "constitui-vos", para irdes e produzirdes fruto e o vosso fruto permanecer (cf. Jo 15, 16). (...)
Desejo agradecer a quantos vos acompanharam e guiaram no caminho que vos conduziu até aqui. Penso nos vossos pais e nos sacerdotes que, com o exemplo e o conselho, vos ajudaram na opção vocacional. Penso nos responsáveis pela vossa preparação teológica, espiritual e pastoral, nos Superiores dos Seminários (...), que de coração encorajo a prosseguirem com generoso empenho no seu serviço, para que a Igreja seja enriquecida de presbíteros numerosos e bem formados. A alegria de vos ver sacerdotes, sempre fiéis à vossa missão, será para todos a maior recompensa.

O vosso exemplo encoraje, além disso, outros jovens a seguirem Cristo com igual disponibilidade. Por isto oramos neste Dia dedicado às Vocações: o "Senhor da messe" continue a chamar operários do seu Reino, porque "a messe é grande" (Mt 9, 37)."

2 comentários:

  1. Acho muito interessante essas palaavras do santo pdre...que nos faz perceber a importancia di SIM de cada um...e da responsabilidade Social e Cristã que devemos ter para com o mundo!!!

    ResponderEliminar
  2. O amor de DEUS nos impele ao Amor ao irmão!!!

    ResponderEliminar